sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

OFICINA DEBATE AÇÕES DE GOVERNANÇA AMBIENTAL EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Exaltada em seu hino por “suas belas praias altaneiras, recantos verdes montes, e cidade de belezas mil”, Balneário Camboriú tem também seu outro lado que preocupa autoridades e demais pessoas que nela vivem. Reunidos no plenário da Câmara de Vereadores em mais uma Oficina de Governança Ambiental, promovida pelo Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) e a Univali, os pesquisadores ao lado do Vereador do Dão Koeddermann, presidente da entidade parlamentar, ouviram dos presentes os principais problemas que afligem moradores em todos os bairros.
Na abertura do encontro Dão ensejou que o trabalho culmine na elaboração de um diagnóstico fidedigno da cidade para que os gestores municipais usem os dados apurados na elaboração de projetos que possam beneficiar a toda sociedade. “Vamos trabalhar as situações levantadas para que possamos juntos, buscar soluções fundamentadas em estudos de alto nível. A partir daí poderemos estabelecer convênios junto aos ministérios e conseguir financiamentos. Mas precisamos estar unidos, como uma grande região metropolitana, pois nossos problemas são muito semelhantes e intrínsecos”.
No encontro dos representantes de órgãos e entidades ligadas ao setor de governança ambiental os debates foram ecléticos. Ocupações irregulares do solo, muitas vezes decorrentes de falta de planos de manejo, assoreamento dos rios, sistemas de coleta e tratamento de esgotos ultrapassados, qualidade da água muito baixa pautaram as discussões.Na avaliação dos pesquisadores, a oficina produziu abordagens de alto nível intelectual em virtude do comprometimento com os temas elencados.  A advogada e consultora ambiental Magda Franco indicou que os personagens da oficina lamentam que a defasagem na  fiscalização e a falta de participação da sociedade nos diversos conselhos comunitários poderiam transformar um pouco menos extensa a relação de problemas.“São muitas denúncias de crimes ambientais que, segundo os participantes, esbarram na ineficiência dos órgãos de fiscalização federal, estadual e municipal. Entretanto, observo que estas pessoas são muito conscientes e estão dispostas a reverter este quadro. Vamos retornar a Balneário para aprofundarmos esta oficina e, oportunamente, propor soluções”, finalizou a advogada.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

NAVEGANTES PROMOVE OFICINA DE GOVERNANÇA AMBIENTAL

Reunidos na tarde desta quarta-feira no plenário da Câmara de Vereadores, lideranças políticas e comunitárias, profissionais liberais, além de representantes de entidades voltadas a conservação e preservação ambiental participaram da oficina de governança ambiental, evento promovido pelo Parlamento da Macro Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) e a Univali.
Coordenador do evento no município o vereador Fredolino Alfredo Bento, o Lino, afirmou que a iniciativa da oficina cumpriu seu papel, dar o primeiro passo para discutir a fundo as questões sócio ambientais que prejudicam o crescimento de Navegantes. “Em minha opinião a coleta e tratamento do esgoto e a ocupação irregular do solo são os principais focos a serem tratados com urgência. A invasão da região ribeirinha na foz do Rio Itajai-Açu, algumas com mais de 30 anos, e nas localidades de Volta Grande, do Rio Gravatá e no Porto Escalvado abrange não apenas o lado ambiental, mas também o social”.
O vereador Marcos Paulo da Silva, que também participou da oficina, disse, durante os debates, que as áreas de preservação permanentes (APPs), também ocupadas irregularmente, estão sendo focos de violência, falta de saúde e creches e escolas. “Precisamos agora desenvolver políticas públicas que envolvam não apenas o poder público, mas sim da sociedade como um todo”, disse o parlamentar.
A advogada e consultora ambiental Magda Franco,  uma das coordenadoras do projeto pela Univali avaliou que a ocupação irregular das APPs é a grande preocupação da sociedade civil organizada. “A falta de um plano de habitação demonstrou que há necessidade de integração das políticas sociais da cidade. Ficou claro a preocupação dos participantes da interligação da inclusão social com a questão do desenvolvimento sócio-ambiental”.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

DEBATE MOVIMENTA OFICINA DE GOVERNANÇA AMBIENTAL EM PENHA

Autoridades políticas, membros de diversos setores do poder público municipal, empresários e membros de entidades governamentais e não governamentais, além de associações de moradores participaram na tarde desta sexta-feira da Oficina de Governança Ambiental, encontro promovido pelo Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) e Univali. O encontro serviu para que os participantes debatessem os principais problemas sócio-ambientais do município e apontassem soluções.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Jefferson Custódio, a proposta do encontro foi super válida, pois levantou questões que mais cedo ou mais tarde irão trazer inúmeros problemas para a cidade. “Entre os problemas que temos os mais graves estão focados na questão da extração de brita, barro e areia onde estima-se que existam cinco mineradoras clandestinas. A devastação em algumas localidades já é conhecida e precisamos conter seu avanço, pois preço a ser pago pelo descaso será enorme”. Além do presidente participaram também os vereadores Aquiles Costa, Sérgio Melo e Claudinei Ruduitte.
Além da extração mineral, a implantação de áreas de manutenção permanente, o desassoreamento dos rios Gravatá e Iriri, a ocupação irregular de áreas verdes controle e a aplicabilidade efetiva do plano diretor pautaram os debates.

GOVERNANÇA AMBIENTAL LEVANTA PROBLEMAS EM ILHOTA

Município com maior número de mortes nas chuvas de novembro de 2008, Ilhota recebeu na tarde desta quinta-feira a Oficina de Governança Ambiental, trabalho realizado através de uma parceria entre o Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) e a Univali, que está levantando nesta primeira fase, os principais problemas de cada município visando à elaboração de um diagnóstico regional.
O encontro, realizado na Câmara de Vereadores, contou com a presença de autoridades políticas, funcionários de órgãos públicos e representante da Casan. Segundo o pesquisador Rafael Milani, os primeiros dados levantados junto aos órgãos governamentais dão conta de que a situação na cidade é preocupante pela inércia de ações práticas. “O próprio poder público admitiu que o plano diretor da cidade está desatualizado. O Conselho de Desenvolvimento Rural, que também é responsável pela área ambiental na cidade, está parado”.
Mas a inércia não se verifica somente na administração pública, mas também na sociedade civil organizada. “Existe uma incapacidade em mobilizar a população para estas questões. Do jeito que está hoje, os problemas se avolumam sem perspectivas de começarem a ser resolvidos”.
O vereador Luiz Peixe, coordenador do encontro, avalia que o encontro foi extremamente proveitoso. “Além de abrirmos o ‘jogo’ em relação a realidade de Ilhota, entendo que este é um passo importante para que autoridades públicas e a sociedade acorde para a questão que dentro de muito pouco tempo poderá inviabilizar a cidade como um todo”.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PENHA RECEBE CURSO SOBRE GOVERNANÇA AMBIENTAL E DESAFIOS DA MUDANÇA CLIMÁTICA

Nesta sexta-feira, dia 02, a partir das 14 horas na Câmara de Vereadores, acontece o curso de Capacitação de gestores públicos e lideranças multi-setoriais para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

Trata-se de um projeto de extensão que está sendo executado através de um convênio entre a Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, e o Parlamento da Macro Região da Foz do Rio Itajaí – PARLAAMFRI cuja coordenação geral é dos Professores Dr. Ricardo Stanziola Vieira, Magda Cristina Franco e Guilherme Nazareno Flores, da UNIVALI.

A temática é a capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais (empresas, ONGs, associações, polícia militar corpo de bombeiros e todas organizações da sociedade civil) para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí, onde se inclui o município de Penha.

Para que esse objetivo seja alcançado, inicialmente será necessária a identificação dos principais problemas e desafios dos municípios integrantes da região da Foz do Rio Itajaí, tais como: a gestão dos resíduos sólidos, o planejamento urbano, a gestão dos recursos hídricos, condições de exercício da governança e cidadania ambiental, condições para lidar com os riscos e mudanças globais, entre outras questões. Esta fase está sendo denominada de diagnóstico socioambiental, cujo objetivo central é embasar a capacitação dos gestores públicos e as demais entidades da sociedade civil.

Portanto, o que se espera durante a execução do presente projeto é o envolvimento de toda a sociedade, seja dos gestores públicos e das lideranças multissetoriais, tanto na fase de levantamento de informações para o diagnóstico, quanto nas oficinas de capacitação que serão realizadas por grupo de municípios, conforme cronograma de atividades do projeto.
FONTE: http://www.beiradapraia.com.br/index.asp?id_pag=78&id_not=6036

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CAMBORIÚ ABORDA GOVERNANÇA AMBIENTAL

Reunidos na Câmara de Vereadores de Camboriú na tarde desta terça-feira, autoridades e representantes de entidades voltadas ao desenvolvimento sustentável do município participaram da Oficina de Governança Ambiental, promovida pelo Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) em parceria com a Univali. O encontro, coordenado pelo vereador Amilton Bianchet (Mito), se caracterizou com a colocação dos principais problemas ambientais no município. Estiveram presentes também a vereadora Jane Steffen e os vereadores Claudinei Loss e Henrique Bertoldi. De acordo com a consultora ambiental Magda Franco,  uma das coordenadoras do projeto pela Univali, o debate em Camboriú atingiu as metas traçadas embora a participação da administração municipal tenha sido mínima. “Como já prevíamos as pautas versaram sobre o tratamento dos resíduos sólidos, a poluição do Rio Camboriú, os desastres ambientais e a falta de ações efetivas dos conselhos municipais criados. Existe uma série de conselhos, principalmente que tange a planejamento urbano, onde todos os atores sociais aqui presentes afirmaram que nada é colocado em prática”. Magda afirma que os próximos passos do trabalho no município será entrar em contato com os órgãos públicos municipais para, através das informações coletadas no encontro, trazerem à tona as abordagens apuradas. “Um dos pontos também levantados diz respeito à proximidade do município com Balneário Camboriú. Se a política urbana de Camboriú não for colocada em prática certamente nos próximos anos haverá grandes problemas para a cidade tanto na área urbana, quanto na  rural”. O vereador Mito avaliou o encontro como positivo mesmo com as situações agravantes nas questões do tratamento dos resíduos sólidos e a poluição do Rio Camboriú. “Precisamos de soluções e estes encontros possibilitam discutirmos ações a curto, médio e longo prazo com profundidade. Vamos aprofundar ainda mais este levantamento para podermos formalizar projetos que tragam soluções eficazes para toda a comunidade”. O parlamentar também comentou a necessidade do engajamento da sociedade como um dos pontos fortes nos debates. “Sozinhos não fazemos nada. Sabemos que todos têm sua parcela nestas questões e precisamos, como homens públicos, estimular a participação de toda sociedade. Muitas idéias boas surgem entre aqueles que convivem com a realidade dos problemas no seu dia a dia”.

LUIS ALVES TRABALHA GOVERNANÇA AMBIENTAL

Reunidos no auditório da Prefeitura de Luís Alves na tarde desta quinta-feira, vereadores, funcionários públicos municipais e líderes de entidades voltadas à conservação e preservação do meio ambiente apresentaram as principais questões que preocupam o município dentro da segunda Oficina de Governança Ambiental, promovida pelo Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri), em parceria com a Univali. Além dos pontos já verificados em outras cidades, as questões de aplicação de agrotóxico e da instável ocupação rural foram as que mais chamaram a atenção dos pesquisadores. “Observamos que a principal carência de Luís Alves é a inexistência de um conselho municipal da cidade que poderá tratar de diversos problemas. Vamos aprofundar estes pontos e faremos outras visitas a estes órgãos para elaborarmos um diagnóstico próximo da realidade local”, afirmou a advogada e consultora ambiental Magda Franco,  uma das coordenadoras do projeto pela Univali. O presidente da Câmara de Vereadores de Luís Alves, Ademir Francisco Rosa da Silva, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, avaliou o encontro como extremamente positivo. “Conseguimos reunir um seleto grupo de pessoas que têm seu foco profissional voltado à causa ambiental. Ouvimos as principais questões que afligem Luís Alves e agora vamos nos aprofundar em mais debates para buscarmos soluções reais para nosso município”.  O vereador Flávio Márcio da Silva apontou o tratamento do lixo e o incremento de programas de reciclagem como pontos importantes a serem abordados no diagnóstico no município. “Cabe a nós, como homens públicos, propormos ações para a reeducação também na questão do lixo. Já elaboramos uma indicação este ano na câmara de vereadores sobre o assunto”. Também participaram do encontro os vereadores Juracir Hess e Edemir Floriani.

OFICINA DE GOVERNANÇA AMBIENTAL INICIA TRABALHOS EM ITAPEMA


Lideranças políticas, comunitárias e empresários participaram na tarde desta quinta-feira (dia 10) da primeira de uma série de oficinas de governança ambiental que tem por objetivo construir um diagnóstico real e atualizado dos 11 municípios da região da Foz do Rio Itajaí. O projeto é uma realização do Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) em parceria com a Univali. No encontro realizado na Câmara de Vereadores de Itapema, os temas abordaram as gestões de recursos hídricos, sócio-ambiental e de resíduos sólidos, planejamento territorial urbano e mudanças climáticas e gestão de riscos.  O encontro foi aberto pelo Vereador Alcionei Tridapalli, membro da mesa diretora do Parlaamfri por Itapema, que destacou a importância do projeto e o esforço dos presentes em participarem do encontro. “O mais positivo deste encontro, ao meu modo de ver, é o levantamento de toda problemática ambiental do município e da nossa região. Este levantamento trazido pelos participantes apontou problemas que necessitam de nosso empenho para buscarmos soluções eficazes”. O professor Doutor Ricardo Stanziolla, coordenador dos trabalhos pela Univali, avaliou como positiva a primeira oficina de Itapema. “Conseguimos lançar sementes não apenas em Itapema, mas também em toda região da Costa Esmeralda. Queremos elaborar políticas públicas socioambientais onde tanto os desafios quanto as oportunidades tragam benefícios reais”. A Vice-Prefeita de Itapema, Maria Luci da Silva, afirmou que a municipalidade tem trabalhado na busca de soluções para os problemas ambientais do município. “Quando a comunidade participa e trabalha junto, à possibilidade de termos mais êxitos é maior. Estamos sempre abertos a ouvir e debater tudo aquilo que traga melhorias para a qualidade de vida de Itapema”.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS OFICINAS

--/-- - Balneário Camboriú ( Cancelada - à remarcar)
01/12 - Ilhota ( às 14:00 horas na Câmara de Vereadores )
02/12 - Penha ( às 14:00 horas na Câmara de Vereadores )
06/12 - Itajaí ( às 09:00 horas na Câmara de Vereadores )
07/12 - Navegantes ( às 14:00 horas Câmara de Vereadores )

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ITAPEMA RECEBE A PRIMEIRA OFICINA AMBIENTAL

O Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) e a Univali promove na quinta-feira, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Itapema, a primeira de uma série de onze oficinas de governança ambiental que tem por objetivo levantar um diagnóstico focado nas necessidades individuais de cada município da região. Participam das oficinas gestores públicos, lideranças políticas, comunitárias e empresariais ligadas ao processo de gestão sócio ambiental da cidade. O coordenador do encontro em Itapema é o vereador Alcionei Tridapalli. O coordenador dos trabalhos pela Univali, Professor Doutor Ricardo Stanziola Vieira, afirma que o foco do grupo é conhecer a realidade sócio ambiental em cada município. “Os temas debatidos tratarão, entre outros, do destino do despejo de resíduos sólidos urbanos, ocupação do solo e zona costeira, recursos hídricos e das mudanças climáticas”. O presidente do Parlaamfri, vereador Dão Koeddermann, completa que as oficinas permitirão a criação de projetos que visem, entre outros focos, a captação de recursos nas esferas estadual e federal, para resolução de situações que hoje já são considerados problemas graves. “E a priorização das soluções passam, principalmente pela sociedade civil organizada e pelos gestores públicos. O grupo de está coletando informações para que, em seguida, elaboremos projetos que estejam fundamentados nas necessidades específicas não apenas de cada município, mas também da região”. O vereador Tridapalli fez contato ao longo dos últimos 15 dias procurando motivar a participação de entidades, empresas e dos órgãos público ligados ao meio ambiente. Para ele o momento é importante pois trata-se de uma oportunidade ímpar para que as principais questões ambientais de Itapema possam ter soluções reais. “Queremos que o plenário se transforme num grande debate e que cada participante traga ideias para que sejam avaliadas pelo grupo de pesquisadores da Univali”, finalizou.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

OFICINA DE CAPACITAÇÃO

A próxima oficina de capacitação de gestores públicos e lideranças multissetorias para as questões de governança socioambiental, acontecerá no próximo dia 10/11, ás 14:00 hs, na Câmara dos Vereadores do município de Itapema, participe!!!
http://www.sendspace.com/file/kwx63e

Para conhecer o nosso projeto de extesão e pesquisa, clique no link acima.

domingo, 23 de outubro de 2011

OFICINAS DE GOVERNANÇA SOCIOAMBIENTAL INICIARAM ONTEM

A primeira de uma série de trÊs oficinas que reunirão gestores públicos e lideranças multissetoriais e comunitárias da região da Foz do Rio Itajaí para discutir práticas jurídicas e políticas, e principalmente, a participação efetiva da soiedade nas atividades relacionadas à elaboração e implementação de políticas ambientais, começou ontem (dia 19) , às 19:00h.

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, e também contou com a participação de representantes dos municípios de Camboriú, Itajaí e Ilhota.

O encontro tem como objetivo capacitar gestores públicos e lideranças multissetoriais, de empresas e da própria comunidade dos quatro municípios, no que diz respeito aos desafios e oportunidades de uma gestão sustentável, abordando principalmente as mudanças climáticas e os riscos ambientais atuais.

O trabalho faz parte do projeto "Capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí", uma iniciativa da UNIVALI em parceria com o Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí - PARLAAMFRI e é coordenado pelo Professor Doutor Ricardo Stanziola Vieira.

Para o presidente do PARLAAMFRI, Vereador Dão Koeddermann, para que esse objetivo seja alcançado é necessária a identificação dos principais problemas e desafios dos municípios integrantes da região da Foz do Rio Itajaí, tais como gestão de resíduos sólidos e dos recursos hídricos, planejamento urbano e condições para lidar como os riscos e mudanças globais entre outras questões.

"Queremos o envolvimento de toda a sociedade, seja dos gestores públicos e das lideranças multissetoriais, tanot na fase de levantamento de informações para o diagnóstico, quanto nas oficinas de capacitação que serão realizadas por grupo de municípios".

Fonte: Jornal Gazeta do Litoral.

OFICINAS DE GOVERNANÇA SOCIOAMBIENTAL JÁ TEM DATAS.

O Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) e a Univali agendaram para os meses de Outubro e Novembro as oficinas de governança ambiental, que serão realizadas na região para elaboração do diagnóstico do meio ambiente nos 11 municípios da Amfri. O primeiro encontro acontece no dia 20 de outubro, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. Além da cidade anfitriã, estarão presentes vereadores e lideranças de empresas e de entidade voltadas ao segmento dos municípios de Itajaí, Ilhota e Camboriú.

O segundo encontro está agendado para o dia 9 de novembro na Câmara de Vereadores de Penha, abrangendo Balneário Piçarras, Navegantes e Luís Alves. O último encontro do ano será no dia 23 de novembro na Câmara de Vereadores de Itapema reunindo ainda Bombinhas e Porto Belo. Todos os encontros começam às 19 horas.

Para o presidente do Parlaamfri, Vereador Dão Koeddermann, as oficinas de governança ambiental deverão ser acompanhadas não apenas pelos poderes públicos, mas também por empresas interessadas em investir no setor. “Estivemos em setembro na Europa e pudemos comprovar o sucesso que a parceria público-privada nas cidades de Amsterdam (Holanda) e em Viena (Áustria) trouxe para as duas cidades. Vamos buscar adequar aqueles modelos à nossa realidade”.

Curso:

O Parlaamfri está estudando, através de convênio junto ao Senado Federal, a implantação do Interlegis em todas as Câmaras de Vereadores da região. O Interlegis é um programa criado para facilitar o processo de integração e modernização do Poder Legislativo brasileiro, em todas as suas instâncias. O objetivo do programa é melhorar a comunicação e o fluxo de informações entre os legisladores, aumentando a eficiência e a capacidade de representação das casas legislativas, além de promover a maior participação cidadã nos processos legislativos.

Pesquisador pede apoio dos vereadores para criação de diagnóstico ambiental regional


O Professor Doutor Ricardo Stanziola Vieira, a convite do vereador Dão Koeddermann, esteve na noite desta quinta-feira na sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú para apresentar o projeto de extensão, pioneiro na região, que visa capacitar os gestores públicos e lideranças de empresariais e comunitárias para gestão dos desafios e oportunidades em prol do meio ambiente da sociedade.


O projeto, “Capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí”, começa com sua apresentação em todos os legislativos abrangidos pelo Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri), entidade responsável pela execução em parceria com a Univali.

Stanziola e o grupo de acadêmicos e professores da Univali irão identificar os problemas das cidades da região ouvindo prefeitos, vereadores, secretarias municipais, conselhos e fundações, entidades (ONGs, associações de moradores, de preservação ambiental e de classes) buscando conhecer a realidade sócio ambiental em cada município. Serão abordados temas como o destino do despejo de resíduos sólidos urbanos, a ocupação do solo e da zona costeira, recursos hídricos e das mudanças climáticas, entre outros.

De posse destes dados o projeto será dividido em três fóruns permanentes, em divididos em pólos assim constituídos: Pólo 1 – Balneário Piçarras, Penha, Navegantes e Luís Alves; Pólo 2 – Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú e Ilhota; e Pólo 3 – Bombinhas, Porto Belo e Itapema. A partir daí serão realizadas oficinas buscando a criação de projetos que visem, entre outros focos, a captação de recursos nas esferas estadual e federal, para resolução de situações que hoje já são considerados problemas graves, como, por exemplo, a destinação dos resíduos sólidos urbanos e da construção civil.

“Queremos o envolvimento de todos para que tenhamos um diagnóstico real, que nos permita propor ações que tragam efetivos benefícios para todas as comunidades. É um desafio que começa agora e que certamente não terá fim, mas que com o engajamento de todos poderemos fazer desta iniciativa uma ferramenta de fundamental importância para o crescimento sócio ambiental consistente”, enfatizou.

Projeto formará diagnóstico ambiental da região

Dão, Presidente do Parlaamfri, e o Professor Doutor Ricardo Stanziola, da Univali, apresentam à imprensa nesta quarta-feira (31/08), às 13h30min, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, a primeira etapa do projeto que viabilizará um diagnóstico específico dos principais problemas ambientais em cada município da Amfri. A iniciativa, que é realizada através da Comissão Intermunicipal do Meio Ambiente do parlamento regional, irá possibilitar a criação de projetos para captação de recursos nas esferas estadual e federal para recuperar ou preservar áreas degradadas ou em risco.


Parlaamfri e Amfri se mobilizam em busca de soluções para lixões

A Comissão Intermunicipal do Meio Ambiente, formada por vereadores do Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) e uma comitiva da Amfri, visitarão em setembro as cidades de Amsterdam, na Holanda, e Viena, na Áustria, em busca de alternativas para as questões ambientais que estão presentes no dia a dia dos 11 municípios abrangidos pela entidade parlamentar catarinense. O grupo participará de um congresso internacional sob o tema “Soluções em Saneamento e Tratamento de Resíduos Sólidos”, e de encontros com empresários europeus interessados em investir no Brasil neste setor.

O presidente do Parlaamfri, Vereador Dão Koeddermann, explica que o objetivo da missão é conhecer as experiências realizadas nestes dois países na transformação dos resíduos urbanos em energia e qualidade de vida. “A proposta é realizar estudos para implantar uma unidade industrial em nossa região capaz de atender as nossas necessidades e, com isso também, acatar a decisão da Justiça que determina que a partir de 2014 os atuais lixões não receberão mais resíduos”.

Dão explicou que outro trabalho que vem sendo realizado pela Comissão Intermunicipal do Meio Ambiente diz respeito ao convênio assinado com a Univali para a realização de um diagnóstico específico de cada município. “Na próxima semana teremos a apresentação para a imprensa dos primeiros passos do projeto e, na sessão de quinta-feira (dia 1º.) o Professor Doutor Ricardo Stanziola Vieira e os acadêmicos da Univali estarão no plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú para apresentar os primeiros passos do projeto aos parlamentares”

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Parlaamfri e Amfri se mobilizam em busca de soluções para lixões


A Comissão Intermunicipal do Meio Ambiente, formada por vereadores do Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) e uma comitiva da Amfri, visitarão em setembro as cidades de Amsterdam, na Holanda, e Viena, na Áustria, em busca de alternativas para as questões ambientais que estão presentes no dia a dia dos 11 municípios abrangidos pela entidade parlamentar catarinense. O grupo participará de um congresso internacional sob o tema “Soluções em Saneamento e Tratamento de Resíduos Sólidos”, e de encontros com empresários europeus interessados em investir no Brasil neste setor.
O presidente do Parlaamfri, Vereador Dão Koeddermann, explica que o objetivo da missão é conhecer as experiências realizadas nestes dois países na transformação dos resíduos urbanos em energia e qualidade de vida. “A proposta é realizar estudos para implantar uma unidade industrial em nossa região capaz de atender as nossas necessidades e, com isso também, acatar a decisão da Justiça que determina que a partir de 2014 os atuais lixões não receberão mais resíduos”.
Dão explicou que outro trabalho que vem sendo realizado pela Comissão Intermunicipal do Meio Ambiente diz respeito ao convênio assinado com a Univali para a realização de um diagnóstico específico de cada município. “Na próxima semana teremos a apresentação para a imprensa dos primeiros passos do projeto e, na sessão de quinta-feira (dia 1º.) o Professor Doutor Ricardo Stanziola Vieira e os acadêmicos da Univali estarão no plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú para apresentar os primeiros passos do projeto aos parlamentares”

Resumo da sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú desta quinta (01)

A sessão Legislativa desta quinta-feira (01) foi presidida pelo vereador João Miguel Tatá. No Tema Livre, o Professor e Doutor Ricardo Stanziola apresentou no plenário um projeto de planejamento Socioambiental sobre os municípios da Amfri (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) a intenção dos estudos apresentados pelo professor é conscientizar e fomentar a captação de recursos para recuperação de áreas ecologicamente prejudicadas na região. Os vereadores Dão Koeddermann, Silvia de Melo e Claudir Maciel mencionaram a importância do incentivo à pesquisa para o desenvolvimento social e ambiental da região.O vereador Asinil Medeiros fez uso da tribuna para discorrer sobre informes de sua coligação, em seguida o vereador Dão Koeddermann explicou as etapas do processo de criação do PSD em Santa Catarina e sobre as filiações ao partido em Balneário Camboriú. O vereador José Carlos Hannibal parabenizou os profissionais de Educação Física pela passagem do dia 1 de setembro – nacionalmente reconhecidos nesta data- e explanou sobre seus Requerimentos em pautaProjetos
Aprovado o Projeto de Lei 0104/2011. Autoria do Prefeito Edson Renato Dias - Redação Final - Altera dispositivo da Lei Municipal nº 2.498/2005 que Cria a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, como Entidade Autárquica de Direito Público, da Administração Indireta. 
Votados em bloco e aprovados:
Projeto de Lei 0103/2011, de autoria do vereador Marcos Augusto Kurtz - Segunda Votação - Institui a Semana do Desarmamento Infantil - segunda semana do mês de outubro. 
Projeto de Lei 0117/2011, proposto pelo Prefeito Edson Renato Dias - Segunda Votação -Dispõe sobre a autorização para a abertura de crédito adicional suplementar - R$ 400.000,00 - Fundação Municipal de Esportes. 
Projeto de Lei 0121/2011, de autoria Prefeito Edson Renato Dias - Segunda Votação - Autoriza o Poder Executivo Municipal a indenizar áreas de terras e benfeitorias destinadas à Operação Urbana Consorciada Humanizando Balneário Camboriú - OUC-HBC, prevista na Lei Municipal nº 3.237/2011, inerente a continuação da implantação da Avenida Martin Luther. 
Aprovado o Projeto de Lei 0119/2011, proposto pelo Prefeito Edson Renato Dias - Primeira Votação - Autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar verba pecuniária à Associação dos Desportistas de Balneário Camboriú - ADBC - R$ 58.600,00. 
Requerimentos
Requerimento 0332/2011 Vereador José Carlos Hannibal Para Votação Moção de Congratulações ao Lions Clube Centro, pelo seu 40º aniversário, a ser comemorado no dia 15 de setembro. 
Requerimento 0333/2011 Vereador João Olindino Koeddermann "dão" Para Votação Convite ao acadêmico Felipe Batisti, para comparecer a uma reunião do Poder Legislativo objetivando explanar sobre o fechamento do curso de Administração Pública da UDESC em Balneário Camboriú e sobre as articulações para a reabertura deste curso pelo CESFI, no período noturno. 
Requerimento 0336/2011 Vereador João Olindino Koeddermann "dão" Para Votação Convite ao Dr. Valdir de Andrade para comparecer a uma reunião do Poder Legislativo para explanar sobre os projetos e ações desenvolvidos pelo Lions Clube Centro e sobre a história da entidade. 
Requerimento 0337/2011 Vereador João Olindino Koeddermann "dão" Para Votação Moção de congratulações à Sra. Cecília Just Milanez Coelho, técnica universitária de desenvolvimento da UDESC, pela posse como Pró-Reitora de Planejamento da instituição. 
Requerimento 0338/2011 Vereador José Carlos Hannibal Para Votação Moção de congratulações à Dra. Magali Ignácio, Delegada Regional de Polícia Civil, pelos relevantes serviços prestados ao município. 
Requerimento 0339/2011 Vereador José Carlos Hannibal Para Votação Moção de congratulações ao Comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Renato José Thiesen, pelos relevantes serviços prestados ao município. 
Requerimento 0340/2011 Vereador José Carlos Hannibal Para Votação Requer ao Comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Renato José Thiesen, informações sobre a quantidade de ocorrências atendidas nos anos de 2009, 2010 e 2011. 
Requerimento 0341/2011 Vereador José Carlos Hannibal Para Votação Requer à Delegada Regional de Polícia Civil, Dra. Magali Ignácio, informações sobre a quantidade de ocorrências realizadas nos anos de 2009, 2010 e 2011. 
Requerimento 0342/2011 Vereador Orlando Angioletti Para Votação Moção de congratulações ao Sr. Marlon Olsen, pela posse como Presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Balneário Camboriú - ACIBALC, ocorrido no dia 27 de agosto de 2011. 
Requerimento 0325/2011 Vereador José Carlos Hannibal Requer ao Prefeito Municipal a cópia da ata das licitações onde participam as empresas Mercolux e Contrutora e Pavimentadora Caliente nos anos de 2009, 2010 e 2011. 
Requerimento 0326/2011 Vereador José Carlos Hannibal Requer ao Prefeito Municipal informações sobre a fila de espera para a realização das consultas com o Médico Cardiologista, Dermatologista e Ortopedista, a disponibilidade mensal de exames de ressonância magnética e a distribuição por bairro e a fila de espera deste exame no município. 
Requerimento 0327/2011 Vereador José Carlos Hannibal Requer ao Prefeito Municipal informações sobre a despesa mensal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o valor mensal de cada conselheiro e sua função e a secretaria do qual está vinculado. 
Requerimento 0328/2011 Vereador José Carlos Hannibal Requer ao Prefeito Municipal informações sobre o plano de segurança, as parcerias com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil e a cópia deste projeto acima mencionado, para a temporada de verão 2011/2012 
Requerimento 0329/2011 Vereador José Carlos Hannibal Requer ao Prefeito Municipal informações sobre quantidade de estudantes, o relatório por escola na Rede Municipal de Ensino, bem como o relatório de creches ativas e o número de vagas por creche no município. 
Requerimento 0330/2011 Vereador José Carlos Hannibal Requer ao Prefeito Municipal, que informe sobre as parcerias do poder público com clínicas de recuperação de dependentes químicos e quantos e em que locais foram internados dependentes para tratamento nos anos de 2009, 2010 e 2011. 
Requerimento 0331/2011 Vereador José Carlos Hannibal Requer ao Prefeito Municipal, que informe quantas e quais ocorrências o Conselho Tutelar atendeu nos anos de 2009, 2010 e 2011. 
Requerimento 0343/2011 Vereador José Carlos Hannibal Requer ao Prefeito Municipal a cópia da ata de licitações da EMASA dos anos de 2005 à 2011. 
Indicações
Indicação 0436/2011 Vereador João Miguel (tatá) Indica ao Prefeito Municipal a recuperação do passeio público na Rua Pedro Pinto Corrêa, no Bairro da Barra. 
Indicação 0437/2011 Vereador João Miguel (tatá) Indica ao Prefeito Municipal a realização de vistoria na rampa de acesso de cadeirantes ao passeio público localizado na Avenida Brasil, esquina com a Rua 2050, no Centro. 
Indicação 0438/2011 Vereador João Miguel (tatá) Indica ao Prefeito Municipal a realização de vistoria nos bueiros da Avenida Brasil, no Centro. 
Indicação 0439/2011 Vereador João Miguel (tatá) Indica ao Prefeito Municipal a urgente retirada das placas de publicidade expostas em vários pontos dos passeios públicos das avenidas do município, conforme a Lei Municipal n° 300/1974. 
Indicação 0440/2011 Vereador João Miguel (tatá) Indica ao Prefeito Municipal a poda de galhos de dois coqueiros localizados na calçada na Avenida Brasil, defronte ao número 2084, no Centro. 
Indicação 0441/2011 Vereador João Miguel (tatá) Indica ao Prefeito Municipal o reparo de um banco localizado na Avenida Brasil, esquina com a Rua 1910, no Centro. 
Indicação 0442/2011 Vereador João Miguel (tatá) Indica ao Prefeito Municipal a realização de uma vistoria nas calçadas na Avenida Brasil, no Centro. 
Indicação 0443/2011 Vereador João Miguel (tatá) Indica ao Prefeito Municipal o reparo dos passeios públicos localizados na Rua Adaci Santos Gomes, no Bairro da Barra. 
Indicação 0444/2011 Vereador José Carlos Hannibal Indica ao Prefeito Municipal o recapeamento asfáltico da Rua 2500, defronte ao número 579, na região central. 
Indicação 0445/2011 Vereador José Carlos Hannibal Indica ao Prefeito Municipal a pavimentação asfáltica da Rua 1000. 
Indicação 0446/2011 Vereador João Miguel (tatá) Indica ao Prefeito Municipal a instalação da placa de identificação da Rua 1900, na esquina com a Avenida Atlântica, no Centro. 
Indicação 0447/2011 Vereador João Miguel (tatá) Indica ao Prefeito Municipal a realização de serviços de limpeza nas calçadas e meio-fio da Rua 2200, entre a Avenida Brasil e a Avenida Atlântica, no Centro. 
Indicação 0448/2011 Vereador João Miguel (tatá) Indica ao Prefeito Municipal a realização de vistoria na rampa de acesso ao passeio público na Avenida Brasil, esquina com a Rua 2500, no Centro. 
Indicação 0449/2011 Vereador José Carlos Hannibal Indica ao Prefeito Municipal a realização de estudos para disponibilizar um professor e/ou estagiário de Educação Física, para auxiliar nos jogos de voleibol da Associação de Esportes Adaptados para a Terceira Idade do município. 
Indicação 0450/2011 Vereador José Carlos Hannibal Indica ao Prefeito Municipal a realização de estudos para a disponibilização de recursos financeiros para a manutenção da Associação de Esportes Adaptados para a Terceira Idade do município. 
Incluído o Projeto de Resolução 0020/2011: Autoriza Vereador a participar do Congresso Internacional de Soluções em Saneamento e Tratamento de Resíduos Sólidos.

Uanilla Jornalista – DRT 8071
Fotos: Keila Fukushima
Secretaria de Comunicação da Câmara
Informações (47) 3263 7615



Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

Parlaamfri apresenta Projeto

O presidente do Parlaamfri, Vereador Dão Koeddermann, convida os profissionais de imprensa e as pessoas interessadas para participar da entrevista coletiva agendada nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, às 13h30min, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (Avenida das Flores, 675 - Bairro dos Estados).


O Professor Doutor Ricardo Stanziola, da Univali, apresentará o projeto que irá elaborar um diagnóstico ambiental nos 11 municípios da região.Informações podem ser obtidas com o Vereador Dão Koeddermann, Presidente do Parlaamfri, através do telefone: (47) 8854 8082


Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

Capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí

Trata-se de um projeto de extensão que está sendo executado através de um convênio entre a Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, e o Parlamento da Macro Região da Foz do Rio Itajaí – PARLAAMFRI, cuja temática é a capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Ricardo Stanziola Vieira.

O referido projeto tem como objetivo capacitar os gestores públicos, empresas e organizações da sociedade civil (comunitárias) da região da Foz do Rio Itajaí, para lidar com os desafios e oportunidades de uma gestão socioambiental participativa, especialmente no que se refere às mudanças climáticas e riscos ambientais da região da Foz do rio Itajaí.

Para que esse objetivo seja alcançado, inicialmente será necessária a identificação dos principais problemas e desafios dos municípios integrantes da região da Foz do Rio Itajaí, tais como: a gestão dos resíduos sólidos, o planejamento urbano, a gestão dos recursos hídricos, condições de exercício da governança e cidadania ambiental, condições para lidar com os riscos e mudanças globais, entre outras questões. Esta fase está sendo denominada de diagnóstico socioambiental, cujo objetivo central é embasar a capacitação dos gestores públicos e as demais entidades da sociedade civil.

Portanto, o que se espera durante a execução do presente projeto é o envolvimento de toda a sociedade, seja dos gestores públicos e das lideranças multissetoriais, tanto na fase de levantamento de informações para o diagnóstico, quanto nas oficinas de capacitação que serão realizadas por grupo de municípios, conforme cronograma de atividades do projeto.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí


O projeto tem a seguinte temática: Capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí, o projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Stanziola Vieira.



Este projeto tem como objetivo capacitar os gestores públicos e lideranças multissetoriais, de empresas e da própria comunidade da região da Foz do Rio Itajaí, no que diz respeito aos desafios e oportunidades de uma gestão em que a sociedade e o meio ambiente seja algo uno, pensando na conseqüência das mudanças climáticas e dos riscos ambientais atuais.

Porém, para que esse objetivo seja alcançado é necessário que o primeiro passo seja a identificação dos problemas e desafios da região da Foz do Rio Itajaí, como e para onde os resíduos sólidos estão sendo despejados e fiscalizados, como é a ocupação do solo, da zona costeira, dos recursos hídricos e das mudanças climáticas  que ocorrem em todos os municípios da região da Foz do Rio Itajaí.

O principal resultado esperado pelo projeto é a capacitação dos gestores públicos e das liderança multissetoriais em relação as práticas jurídicas e políticas e principalmente a participação efetiva das atividades relacionadas à elaboração e implementação de políticas ambientais na região da Foz do Rio Itajaí.