quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

NAVEGANTES PROMOVE OFICINA DE GOVERNANÇA AMBIENTAL

Reunidos na tarde desta quarta-feira no plenário da Câmara de Vereadores, lideranças políticas e comunitárias, profissionais liberais, além de representantes de entidades voltadas a conservação e preservação ambiental participaram da oficina de governança ambiental, evento promovido pelo Parlamento da Macro Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri) e a Univali.
Coordenador do evento no município o vereador Fredolino Alfredo Bento, o Lino, afirmou que a iniciativa da oficina cumpriu seu papel, dar o primeiro passo para discutir a fundo as questões sócio ambientais que prejudicam o crescimento de Navegantes. “Em minha opinião a coleta e tratamento do esgoto e a ocupação irregular do solo são os principais focos a serem tratados com urgência. A invasão da região ribeirinha na foz do Rio Itajai-Açu, algumas com mais de 30 anos, e nas localidades de Volta Grande, do Rio Gravatá e no Porto Escalvado abrange não apenas o lado ambiental, mas também o social”.
O vereador Marcos Paulo da Silva, que também participou da oficina, disse, durante os debates, que as áreas de preservação permanentes (APPs), também ocupadas irregularmente, estão sendo focos de violência, falta de saúde e creches e escolas. “Precisamos agora desenvolver políticas públicas que envolvam não apenas o poder público, mas sim da sociedade como um todo”, disse o parlamentar.
A advogada e consultora ambiental Magda Franco,  uma das coordenadoras do projeto pela Univali avaliou que a ocupação irregular das APPs é a grande preocupação da sociedade civil organizada. “A falta de um plano de habitação demonstrou que há necessidade de integração das políticas sociais da cidade. Ficou claro a preocupação dos participantes da interligação da inclusão social com a questão do desenvolvimento sócio-ambiental”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário