quarta-feira, 14 de março de 2012

OFICINA DE GOVERNANÇA SOCIOAMBIENTAL

A Oficina de Governança Ambiental é um projeto de extensão que está sendo executado através de um convênio entre a Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, e o Parlamento da Macro Região da Foz do Rio Itajaí – PARLAAMFRI, com coordenação geral dos Professores Dr. Ricardo Stanziola Vieira, Magda Cristina Franco e Guilherme Nazareno Flores, da UNIVALI.

A temática é a capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais (empresas, ONGs, associações, imprensa, polícia militar, corpo de bombeiros e todas organizações da sociedade civil) para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí (Região da AMFRI).

Para que esse objetivo seja alcançado, inicialmente será necessária a identificação dos principais problemas e desafios dos municípios integrantes da região da Foz do Rio Itajaí, tais como: a gestão dos resíduos sólidos, o planejamento urbano, a gestão dos recursos hídricos, condições de exercício da governança e cidadania ambiental, condições para lidar com os riscos e mudanças globais, entre outras questões.

Esta fase está sendo denominada de diagnóstico socioambiental, cujo objetivo central é embasar a capacitação dos gestores públicos e as demais entidades da sociedade civil e é nela em que nos encontramos.

Portanto, o que se espera durante a execução do presente projeto é o envolvimento de toda a sociedade, seja dos gestores públicos e das lideranças multissetoriais, tanto na fase de levantamento de informações para o diagnóstico, quanto nas oficinas de capacitação que serão realizadas por grupo de municípios, conforme cronograma de atividades do projeto.

O produto final, além da capacitação de gestores públicos e lideranças neste tema tão importante que é a governança ambiental, será um relatório em formato de livro sobre o diagnóstico realizado que servirá como fonte de consulta.

terça-feira, 6 de março de 2012

RESÍDUOS SÓLIDOS EM PAUTA - PARLAAMFRI

As questões voltadas ao tratamento e destinação dos resíduos urbanos é uma interrogação nos 11 municípios da Foz do Rio itajaí. A falta de projetos e ações do executivo para se adequarem à lei que proibirá os despejos em aterros e lixões foi outro tema constante nas sete oficinas de governança ambiental realizada no segundo semestre do ano passado pelo Parlamento da Macrorregião Foz do Rio Itajaí ( Parlaamfri ) em parceria com a Univali. Os trabalhos serão retomados nos próximos dias com a realização de oficinas nas cidades de Bombinhas, Porto Belo, Itajaí e Balneário Piçarras. O  coordenador dos trabalhos, Professor Ricardo Stanziola, afirma que a questão dos resíduos é um problema histórico não apenas na região do Vale do Rio Itajaí, mas em todo o Brasil. De acordo com o presidente do Parlaamfri, Dão Koeddermann ( PSD ), " isto esbarrava muitas vezes na ausência de uma legislação política pública consistente, o que acarretava uma delegação de responsabilidade intengral da gestão dos resíduos para os municípios". Após a conclusão deste projeto, o Parlaamfri encaminhará às casas legislativas e às prefeituras o resultado do estudo, bem como sugestões e alternativas para o problema.

FONTE: Jornal Rota Catarinense, Sexta-feira, 10/02/2012, P.4.

domingo, 4 de março de 2012

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS

Segunda-feira dia 05/03/2012 acontecerá mais uma oficina de Capacitação de Gestores Públicos, que será na Câmara de Vereadores de Itajaí as 14:00 horas. Será debatido a nova política de resíduos sólidos, desastres climáticos, recursos hídricos, espaço urbano e por fim vamos compartilhar nossas informações obtidas atráves de pesquisas referentes ao município de Itajaí. Sinta-se convidado.